Wednesday, January 21, 2009

Estagiário tem que ser biscoitinho fino, mas não basta.

Raiva é um dos sentimentos mais estranhos que se pode ter. Ultimamente, tenho sentido muita.
Irritação contextualizada (ou não) e pronto: rosto vermelho, boca seca e uma vontade de gritar, sair correndo, falar aquela expressão esdrúxula.

O fato é que há três classes de pessoas no mundo: as irritadas, as irritantes e as burras. Descobri, há pouco tempo, que faço parte do singelo grupo das irascíveis.

A vida de todos nós está dividida em setores. Acadêmico, pessoal, profissional. Quando tratamos do último, isto é, das relações de trabalho, a coisa aperta: fica difícil distinguir quem é quem e a qual grupo pertence. Nem sempre é fácil determinar se o cara é irritante ou se é burro mesmo.

Agora, se você é o irritado, meu caro, certamente já foi estagiário e já teve uma semana daquelas, em que engole tantos sapos, rãs, lagartixas, que ao sentir o despontar do fim de semana, às vezes tem vontade de entrar na sala do seu diretor, colocar o dedo na garganta e vomitar na mesa dele.
Mas ele está em Paris. É comum lembrar disso com mais frequência quando se é apenas o estagiário.

Então o telefone toca. Você responde. Toca de novo. Você responde again (pois no mundo corporativo, acha-se very stylish usar termos de qualquer idioma que não seja o próprio). Ao tocar pela terceira vez, você até teria dito: qual parte é preciso desenhar?

Era só um chato, e para o chato não existe perdão. Mas estagiário tem que ser biscoitinho fino. Em tom de voz baixo e suave fala: claro que posso ajudar, precisa da mesma informação? Verifico em um instante.

Isso é o que chamam de "ser profissional".

Todavia, nada é bom o bastante quando se é estagiário. E se alguma coisa der errada, por favor, não vá perder tempo procurando culpados. Aponte para o estagiário mais próximo de você. Porque para ser um estagiário bem sucedido (se é que se pode ser bem sucedido mesmo sendo estagiário), além de ser biscoitinho fino, é preciso navergar em mares nunca antes navegados, e também:

-Ter a paciência de Jó;

-Já saber de tudo;

-Responder imediatamente;

-Estar capacitado para substituir qualquer profissional: bombeiro, coordenador de TI, médico, garçom, atendente, telefonista, psicólogo, astrólogo, pai de santo...(deve ser o que chamam de proatividade).

Mas, acima de tudo, é preciso trabalhar como se você tivesse 30 anos de experiência no mercado, ainda que não tenha sequer 25 de existência.

6 Comments:

Blogger . Lucas Black said...

estagiario só se fode.
por isso que vamoss ganhar na loto. e comprar nossas empresas e cagar na boca dos chefes.
AEuAEHuaHEuhaEUhAEUhuae

[até gosto do meu... nunca faço nada e ele nem reclama!]

January 21, 2009 at 3:10 PM  
Blogger Wagner Miranda said...

"a job that slowly kills you
bruises that won't heal"

January 21, 2009 at 3:26 PM  
Blogger Rubem Garcia said...

This comment has been removed by the author.

January 21, 2009 at 5:44 PM  
Blogger Rubem Garcia said...

e não melhora nunca...
relação profissional, quanto mais sobe mais fede.

January 21, 2009 at 5:45 PM  
Blogger M.M. said...

Bárbara, tudo ok?

como vc nao apareceu nas ultimas aulas resolvi, por aqui mesmo, avisar que nao vai ter aula pra nossa turma no sábado de carnaval ok?

beijos!

February 15, 2009 at 11:20 AM  
Blogger aline naomi said...

UAU, Barbie!!

Muito bom o post. Vou te "linkar". Depois quero ler tudo.

Beeijos!

July 24, 2009 at 4:47 PM  

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